Prevenção e Manutenção

O objetivo da odontologia preventiva é ajudar as pessoas a atingir uma saúde oral ótima ao longo de suas vidas. Para atingir este objetivo os profissionais em odontologia devem trabalhar juntos aos pacientes para prevenir a recorrência de doenças ou novas doenças.

Nessa etapa, são utilizados materiais didáticos que auxiliam na motivação e condicionamento do paciente para remoção eficaz da placa.

São efetuados procedimentos como:

- Técnica de higiene
- Saúde periodontal (gengival)
- Profilaxias periódicas: remoção da placa bacteriana
- Levantamento do índice de placa bacteriana
- Limpeza mecânica com ultrassom e jato de bicarbonato
- Remoção de tártaro e aplicação de flúor
- Reavaliação

Dessa forma, pode-se esperar sempre um resultado melhor e prolongado do tratamento, pois desde o início o paciente é conscientizado da importância da Prevenção.

Prevenção e Manutenção

A Manutenção é sinônimo de Prevenção.

Nosso projeto de Manutenção tem o objetivo de manter a higiene bucal, a saúde gengival e a integridade óssea dos pacientes que já realizam o tratamento estético e reabilitador. O projeto de manutenção é realizado de forma sistemática a cada 4 ou 6 meses, dependendo do tipo de tratamento que cada paciente realizou.

A higiene bucal é essencial para todos o pacientes, principalmente os que fizeram tratamento estético e reabilitador. O paciente é instruído e condicionado a um rigoroso controle da placa bacteriana (escovação e uso do fio dental), evitando novos processos de cárie e garantindo o sucesso prolongado do trabalho.

A saúde periodontal (gengival) é fator importantíssimo para manter a saúde do paciente como um todo. Ela é essencial para a saúde bucal e para a prevenção de doenças graves como: endocardite bacteriana (infecção cardíaca), infecções renais, pulmonares e tantas outras patologias que utilizam a gengiva doente como porta de entrada no organismo.

A integridade óssea deve ser sempre mantida, pois é o osso que proporciona sustentação à gengiva e aos dentes. É somente através da manutenção da saúde gengival que se mantém a integridade óssea e consequentemente o sucesso do trabalho estético e reabilitador realizado.

Dr. José Carlos - CRO. 36333
Dra. Simone - CRO. 47266